Contabilidade em tempos de crise: como uma consultoria especializada auxilia a empresa superar dificuldades

Primeiro vamos falar sobre o que faz uma contabilidade consultiva.

Diferente do que vem em mente quando pensamos nesse tema, a contabilidade além de tratar as movimentações financeiras de uma empresa, gestão de seu patrimônio e do cumprimento de todas as obrigações fiscais, tributárias e trabalhistas, ela também auxilia o empresário e administrador nas tomadas de decisões, no equilíbrio, no gerenciamento e na saúde financeira da empresa.

Mas como?

Por meio da análise de fatos contábeis, o contador fará uma projeção de possibilidades de riscos do negócio, pensando a curto, médio e longo prazo, isso auxilia a empresa desde o planejamento na diminuição do endividamento, quanto em investimentos, ampliação, novos projetos ou tantos outros que surgem ao longo dos anos.  

Uma das ferramentas utilizadas pelos contadores é o planejamento tributário e financeiro, com isso é possível compreender formas de diminuição da carga tributária, melhores negociações com fornecedores e clientes e até mesmo revisão das despesas internas com o objetivo de diminuir gastos para investimentos estratégicos.

Agora que você já sabe o que pode obter com o apoio de uma contabilidade consultiva, vamos falar como isso auxilia a empresa nesse momento de crise.

 

  • Diagnóstico Organizacional

Em tempos de crise, a primeira coisa que o consultor contábil vai fazer para ajudar o seu negócio é um diagnóstico. A intenção é entender o atual momento em que a sua empresa se encontra, suas principais fragilidades e também seus pontos fortes. A partir disso, o contador terá acesso a dados e informações contábeis e financeiras e auxiliará na elaboração de um plano que fortaleça a empresa e diminua os gastos. 

Fazendo uma projeção de diversos cenários, o empresário terá embasamento para entender qual caminho deve seguir e quais os riscos cada decisão poderá acarretar.

Não estamos falando que será fácil e nem que não haverá problemas, porém o empresário ou administrador compreendendo os riscos, não estará desprevenido, o tal do ditado “Não será pego de calças curtas”, dessa forma poderá criar junto ao seu contador um plano estratégico para como enfrentar os problemas de forma mais amena e que com menos prejuízo possível.

 

  • Planejamento tributário e financeiro

Nesse planejamento o contador auxiliará o empresário ou administrador, projetar suas receitas e despesas, criando planos para diminuição de gastos, analisar o fluxo de caixa criando opções como aumento de prazo de parcelamentos, renegociações de dívidas, priorizando pagamentos estratégicos entre outras tarefas.

 

  • Créditos

No planejamento tributário e financeiro pode ocorrer inevitavelmente surgir a necessidade de recorrer a linhas de créditos para honrar os compromissos mais importantes e inevitáveis.

Nesse momento o contato poderá auxiliar orientando o gestor entre as opções menos prejudiciais à empresa considerando fluxo de caixa, juros e outros.

 

  • Orientações trabalhistas

A crise trouxe muita instabilidade no mercado tanto para as empresas, quanto aos trabalhadores, sendo de extrema importância nesse momento, o melhor suporte possível de especialistas que entendem sobre todas as leis que regem as questões trabalhistas, que vai desde análises sobre redução de horas, férias coletivas, auxílios emergenciais proporcionados pelo governo, até demissões, se for o caso, de forma que prejudique menos o caixa e a produtividade da empresa.

 

É natural que em tempos de crise, os gestores, empresários e diretores se sintam ansiosos, preocupados e inseguros, mas é nesse momento que devem recorrer aos especialistas que poderão ser um apoio norteador para as decisões.

Então utilize os recursos e as opções que você já possui e se precisar de auxílio, conte conosco.

 

Picolli Escritório Contábil.

 

Voltar

Compartilhar

Todos os direitos reservados ao(s) autor(es) do artigo.