5 Desafios que todo Empresário enfrenta

Empreender não é uma tarefa fácil, empreender é um desafio diário que requer muita resiliência, jogo de cintura e perseverança! Ainda mais se tratando do cenário atual que vivemos.
Talvez a analogia a uma montanha russa seria mais apropriada para descrever o que é empreender hoje em dia! Altos e baixos, exatamente porque o mercado é instável, permeando por crises financeiras, impostos, leis, além dos desafios com a gestão de pessoas que a cada dia possuem novas aspirações.
 
Listamos abaixo, 5 dos principais desafios que os empresários enfrentam:
 
1- Gestão de pessoas
Afinal, são o maior bem que uma empresa. Gerir pessoas é um conjunto de práticas que visa o desenvolvimento do capital humano dentro das empresas. Deve ser uma preocupação constante do gestor. Uma gestão eficiente garantirá dentre tantas vantagens, um atendimento diferenciado aos clientes.
 
2- Gestão Financeira:
É um ponto de muita a atenção dos empresários, ainda mais agora!  É através da Gestão Financeira que é possível fazer análises de cenários, estabelecer metas, prazos e acompanhar os resultados. 
 
3- Burocracia:
Sem dúvida um dos gigantes para serem enfrentados pelos empresários são os impostos! A carga tributária do Brasil é uma das maiores do mundo e influencia diretamente o desempenho das empresas. A complexidade do sistema tributário e a grande quantidade de obrigações fiscais, faz com que este desafio fique ainda maior! 
É preciso entender as leis e agir com clareza , de forma a se beneficiar com trâmites possíveis e legais que possibilitem diminuição de impostos ou recuperação de valores pagos incorretamente.
 
4- Inovação
Uma das maiores lições aprendidas foi a Inovação! Adaptar, recriar e inovar faz com que uma empresa se destaque e se mantenha relevante para as necessidades apresentadas por seus consumidores. A inovação no contexto empresarial, orienta os investimentos e define o foco dos demais passos a seguir.
 
5- Marketing
A era digital veio com muito mais força nos últimos tempos! Estar posiciona no digital, ter sua empresa vista e em evidência só é possível através do marketing!
Com um planejamento adequado de campanhas, em médio e longo prazo, é possível ter uma empresa referência, criando autoridade no mercado que atua.
 
Apesar de todas as dificuldades o sonho de ter seu próprio negócio e empreender não é algo impossível. É necessário conhecer o mercado, colher informações, se preparar e acima de tudo ser persistente! 
A persistência é uma característica do empreendedor que não desiste no primeiro "não", muito mesmo no primeiro obstáculo ou problema, ele aceita o desafio e vai até o final para alcançar o sonho traçado

Voltar

Compartilhar

Todos os direitos reservados ao(s) autor(es) do artigo.