Síndrome de Bournout sabe o que é?
Antes de começarmos, vamos falar sobre A síndrome de Burnout! Ela é caracterizada pela exaustão emocional, pelo distanciamento afetivo e pela baixa realização profissional. É o resultado de um estresse crônico decorrente de uma rotina de trabalho exaustiva e mal gerenciada.
Atualmente convivemos com um ambiente complexo de trabalho, ambientes imprevisíveis e de alta velocidade, onde o ciclo de vida dos produtos e serviços é curto, o contexto competitivo é complexo e o grau de incerteza é elevado, o que causa instabilidade nas equipes e desperta ansiedade nos colaboradores.
Além disso, as organizações necessitam desenvolver características singulares em suas estratégias face à atual realidade mundial onde transformações tecnológicas são constantes e a globalização e a desregulamentação dos negócios impactam diretamente no resultado do trabalho.
E toda essa mudança é acelerada, o que ontem eram oportunidades, no dia seguinte já desatualiza e se faz necessárias novas estratégicas.
E assim surge Síndromes, Doenças Mentais e Desequilíbrios como essa síndrome de Burnout, que vamos abordar.
Sinais e sintomas
· Esgotamento, cansaço excessivo, físico e mental
· Dores de cabeça recorrentes
· Falta ou excesso de apetite
· Dificuldades de concentração
· Alterações na rotina do sono
· Sentimentos de fracasso, incompetência, incapacidade, derrota e insegurança
· Negatividade e desolação
· Alterações de humor repentinas e constantes
· Solidão, isolamento social, sensação de alienação e de ser uma presença desagradável
· Pressão alta
· Preocupação excessiva
· Dores musculares (principalmente nas regiões lombar e cervical)
· Problemas de ordem gastrointestinal
· Ansiedade
· Alterações no ritmo cardíaco
· Náuseas
Com o número de diagnósticos cada vez mais elevados, é um distúrbio que deve ser levado com seriedade, sendo responsabilidade da empresa e de saúde pública, uma vez que o prejuízo com a doença afeta pessoas de convivência, prejudicando todo o ambiente.
Portanto, você como gestor e líder, precisa estar atento aos sinais do Burnout, trabalhando na prevenção, se possível, proporcionando um ambiente saudável aos colaboradores, que se inicia desde a escolha dos colaboradores, a definição de funções, acompanhamentos e avaliação, até benefícios que vão além de salários e complementos, como condições apropriadas no ambiente, parcerias e incentivos a práticas esportivas e culturais e integração social.
A organização do ambiente de trabalho é um dos pilares essenciais para manter uma empresa com alta produtividade. É este fator que determinará a qualidade de vida de todos os membros da equipe. Sendo assim, um ambiente de trabalho bem planejado irá refletir e alavancar os resultados financeiros da organização com você no controle da situação.
Portanto invista em sua equipe e tenha sucesso em suas atividades!
Quer saber mais sobre o assunto?
Participe do nosso Webinar Gestão e Liderança de Alto Impacto na Era 4.0
https://lp.contabilpicolli.com.br/webinargestaoelideranca
Todos os direitos reservados ao(s) autor(es) do artigo.