O que é um ambiente de trabalho complexo?

Síndrome de Bournout sabe o que é?

Antes de começarmos, vamos falar sobre A síndrome de Burnout! Ela é caracterizada pela exaustão emocional, pelo distanciamento afetivo e pela baixa realização profissional. É o resultado de um estresse crônico decorrente de uma rotina de trabalho exaustiva e mal gerenciada.

Atualmente convivemos com um ambiente complexo de trabalho, ambientes imprevisíveis e de alta velocidade, onde o ciclo de vida dos produtos e serviços é curto, o contexto competitivo é complexo e o grau de incerteza é elevado, o que causa instabilidade nas equipes e desperta ansiedade nos colaboradores.

Além disso, as organizações necessitam desenvolver características singulares em suas estratégias face à atual realidade mundial onde transformações tecnológicas são constantes e a globalização e a desregulamentação dos negócios impactam diretamente no resultado do trabalho.

E toda essa mudança é acelerada, o que ontem eram oportunidades, no dia seguinte já desatualiza e se faz necessárias novas estratégicas.

E assim surge Síndromes, Doenças Mentais e Desequilíbrios como essa síndrome de Burnout, que vamos abordar.

Sinais e sintomas               

·         Esgotamento, cansaço excessivo, físico e mental

·         Dores de cabeça recorrentes

·         Falta ou excesso de apetite

·         Dificuldades de concentração

·         Alterações na rotina do sono

·        Sentimentos de fracasso, incompetência, incapacidade, derrota e insegurança

·         Negatividade e desolação

·         Alterações de humor repentinas e constantes

·        Solidão, isolamento social, sensação de alienação e de ser uma presença desagradável

·         Pressão alta

·         Preocupação excessiva

·         Dores musculares (principalmente nas regiões lombar e cervical)

·         Problemas de ordem gastrointestinal

·         Ansiedade

·         Alterações no ritmo cardíaco

·         Náuseas 

Com o número de diagnósticos cada vez mais elevados, é um distúrbio que deve ser levado com seriedade, sendo responsabilidade da empresa e de saúde pública, uma vez que o prejuízo com a doença afeta pessoas de convivência, prejudicando todo o ambiente. 

Portanto, você como gestor e líder, precisa estar atento aos sinais do Burnout, trabalhando na prevenção, se possível, proporcionando um ambiente saudável aos colaboradores, que se inicia desde a escolha dos colaboradores, a definição de funções, acompanhamentos e avaliação, até benefícios que vão além de salários e complementos, como condições apropriadas no ambiente, parcerias e incentivos a práticas esportivas e culturais e integração social. 

A organização do ambiente de trabalho é um dos pilares essenciais para manter uma empresa com alta produtividade. É este fator que determinará a qualidade de vida de todos os membros da equipe. Sendo assim, um ambiente de trabalho bem planejado irá refletir e alavancar os resultados financeiros da organização com você no controle da situação.

Portanto invista em sua equipe e tenha sucesso em suas atividades!

 

Quer saber mais sobre o assunto?
Participe do nosso Webinar Gestão e Liderança de Alto Impacto na Era 4.0

https://lp.contabilpicolli.com.br/webinargestaoelideranca

 


Voltar

Compartilhar

Todos os direitos reservados ao(s) autor(es) do artigo.